sexta-feira, 15 de julho de 2011

Genética Don el Chall

Don el Chall foi um cavalo de grande influencia na industria do cavalo árabe , tendo produzido inúmeras éguas que se tornaram matrizes de relevância na criação brasileira.
O site Estrela Rural disponibiliza duas de suas filhas para venda. Trata-se de Thina Chall HLA ( x CZ Platina por Czeremosz) e Sag Skarlet ( x Sahara FA por Cobrah). Ambas fazem parte do plantel do Haras Lagoa Azul-MG, que está liquidando.

Thina Chall HLA















SAG Skarlet

Nelore in Rio

Começa hoje em Mangaratiba a 2ª edição da Expoinel Rio.
O evento, que no ano passado teve a cidade maravilhosa como sede, foi transferido para o litoral. O local já é conhecido dos neloristas: o Porto Belo Resort Safari.
Os julgamentos dos 500 animais inscritos serão hoje e amanhã.

quinta-feira, 14 de julho de 2011

Arroba do boi fecha a R$ 100 !!!

Com a pouca oferta de animais para abate nos últimos dias, a arroba do boi gordo voltou a fechar a R$ 100 no Estado de São Paulo, valor que não era praticado a prazo, com o Funrural, desde final de maio.
Segundo pesquisadores do Cepea, os poucos pecuaristas que ainda possuem lotes se mostram resistentes em negociar, apostando em novos reajustes dos preços.
As escalas de frigoríficos seguem curtas e os preços têm sido ligeiramente ajustados dia após dia. Muitos colaboradores têm optado por postergar as vendas com a finalidade de entregar animais mais pesados e, com isso, obter maior rendimento de carcaça.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Comissão da Câmara aprova fim de tributo sobre venda de animais de reprodução

A Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados aprovou uma proposta que exclui da base de cálculo da contribuição previdenciária devida pelo empregador rural os produtos animais destinados à reprodução, criação pecuária ou granjeira e à utilização como cobaia em pesquisas científicas.

O relator da proposta, deputado Darcísio Perondi (PMDB-RS), explica que a incidência da atual alíquota de 2% da contribuição previdenciária aplicada na venda de animais para reprodução pode, dependendo do número de etapas até a obtenção do produto final, transformar-se numa alíquota efetiva de mais de 5%. Assim, a taxação do material genético implicaria em uma repetição da tributação ao longo da cadeia.

– A decisão de onerar ainda mais o setor produtivo, justamente na etapa que promove a inovação e os ganhos de produtividade, não é oportuna e está em desacordo com o atual quadro de escassez de alimentos e seus altos preços no mercado mundial – sustenta o parlamentar.


A isenção atinge também sêmen, assim como vegetais como sementes e mudas.

A proposta tramita em caráter conclusivo e ainda será analisada pelas comissões de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.








segunda-feira, 11 de julho de 2011

Notícia triste ...

Cristiano Verola, 28, o faxineiro que emocionou o Brasil no mês passado ao chorar, abraçado ao animal, a morte de uma égua de estimação, morreu na tarde deste domingo (10) num acidente em Altinópolis (370 km de São Paulo).
Segundo a Polícia Militar, Cristiano conduzia uma motocicleta e, num cruzamento de uma estrada de terra com uma vicinal, não conseguiu frear e bateu na lateral de um treminhão de cana. O rapaz morreu na hora.  

Verola perdeu a égua Estrela, que tinha 13 anos de idade, num acidente no dia 21 de junho. A égua precisou ser sacrificada após sofrer diversas fraturas nas patas após um atropelamento. Após o registro da emocionante cena do rapaz chorando com a cabeça da égua no colo vários criadores e a prefeitura da cidade mobilizaram-se para conseguir um outro animal. Ele havia ganhado de presente dois cavalos e uma carroça. Um dos animais foi doado pelo haras Lero Lero, durante o programa do Ratinho do último dia 28, do qual Cristiano participara.


quarta-feira, 6 de julho de 2011

Vai faltar touro no mercado ...

Os pecuaristas brasileiros começam a se preparar para a estação de monta. Na maior parte do país ela começa em outubro, mas já foi dado o inicio para a ‘temporada de caça’ aos reprodutores. A cada dia cresce a procura por animais avaliados geneticamente, com exame andrológico positivo, participações em sumários e  capazes de encurtar o ciclo de produção e aumentar a rentabilidade do pecuarista.
O mercado carece de animais aptos a atender os produtores dispostos a pagar mais por um produto que irá agregar valor ao plantel. Segundo a Universidade de São Paulo (USP) o Brasil necessita de cerca de 400 mil touros/ano com avaliação genética e a dispõe de apenas 25 mil desses animais/ano. Por isso a demanda segue firme desde o início do ano e a expectativa é de uma maior valorização em relação a 2010.

O site www.estrelarural.com.br realizará em breve um leilão virtual de animais melhoradores. Mantenha-se informado e faça bons negócios!!!  

terça-feira, 5 de julho de 2011

A bruxa está solta ...





A bruxa está solta no meio pecuário de elite nacional. Os criadores de Puro Sangue Lusitano e Gir Leiteiro perderam nos últimos dias animais de extrema relevância para a criação mundial.  O sangue lusitano Relâmpago do Retiro, do criador e publicitário Eduardo Fischer, morreu dia 28/6,  na cidade alemã de Soest- Lippetal em virtude de um acidente com o caminhão que o transportava. O castanho de 12 anos, cria do Haras Villa do Retiro (Boituva-SP) e considerado um dos expoentes da raça estava em treinamento para o circuito mundial de provas de adestramento. Relâmpago estava na Alemanha desde 2005 e vinha anualmente ao Brasil para a abertura do famoso Leilão Seis Estrelas e uma curta estação de monta. Ele participou dos Jogos Olímpicos de Pequim, conquistando a 18ª posição geral, melhor resultado na modalidade de um animal nascido no Brasil  

.
No dia 30/06 a Fazenda Calciolândia (referência nacional na criação de gir leiteiro) anunciou a morte de Tabu TE da Cal. Um dos mais valiosos e promissores reprodutores do plantel do criador Gabriel Donato de Andrade, Tabu TE da Cal foi vítima de um acidente durante o manejo dos animais na fazenda, em Arcos (MG).  O touro, filho de Radar dos Poções (líder do Sumário ABCZ/Unesp) na Juliana Cal, cuja lactação oficial é de 12.480 quilos de leite, iria completar 7 anos de idade e fazia parte da bateria de touros da Central Alta Genetics, tendo comercializado mais de 30 mil doses de sêmen.

sexta-feira, 1 de julho de 2011

Auri Borsatto

A definição de escultura é: "A arte de representar imagens em relevo parcial ou total". Eu particularmente trocaria essa definição por: "Transformar imaginação em realidade."
Poucos artistas ligados ao meio rural fazem isso com tanta eficiência quanto o paranaense Auri Alberto Borsatto. Com um talento impressionante para captar a essência de seus 'modelos' e uma incrível noção de proporções, Auri é especialista em esculpir equinos, na sua maioria da raça árabe.

Abaixo duas imagens do novo reprodutor do Haras Engenho-MS, Primero Marc.
 

30a Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador

O Parque da Gameleira, em Belo Horizonte, sediará entre os dias 13 a 23 de Julho a 30a edição da Exposição Nacional do Cavalo Mangalarga Marchador. Com julgamento durante todo o dia, vários leilões agendados, palestras e eventos os organizadores esperam atrair grande público para prestigiar os mais de 1500 animais inscritos. A organização é da ABCCMangalarga Marchador.
Informações: 31.3379.6100
http://www.abccmm.org.br/eventos/