sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

O poder da JBS e o drama do produtor


Estou ensaiando escrever esse post  há muito tempo, mas alguma notícia mais urgente ou outro compromisso qualquer sempre me faz engavetá-lo temporariamente. Mas de hoje não passará... Afinal no curto espaço de 50 dias corridos do ano de 2013 tivemos três fatos relevantes ligados à Holding J&F e aos irmãos Batista. A saber:

O Presidente da JBS, Wesley Batista, assumirá a presidência do LIDE Industria; braço industrial do grupo LIDE, de João Dória Jr. Esse grupo é formado por líderes empresariais brasileiros que debatem os rumos da economia do país com o objetivo de aumentar a competitividade, a eficiência e a lucratividade nos negócios. Atualmente conta com 1224 empresas filiadas que respondem por 47% do PIB privado do Brasil.    

Há dois dias atrás o mercado foi sacudido com a notícia da compra do Canal Rural pela J&F, a controladora dos negócios da família Batista, em um negócio de R$ 150 milhões. De acordo com a empresa o potencial de mídia do canal será usado prioritariamente para expandir a influência do braço financeiro do Grupo, o Banco Original, instituição voltada ao financiamento de equipamentos agrícolas e custeio de produção que quer tornar-se um banco de varejo de pelo menos porte médio.

Hoje recebemos nova notícia. A Vigor Alimentos, controlada da J&F voltada para a industria laticínia , comprou 50% de participação na mineira Itambé, concorrente no setor.  A operação , que ainda precisa ser aprovada pelo CADE ( Conselho Administrativo de Defesa Econômica) foi da monta de R$ 410 milhões de Reais. O Objetivo principal da operação é ter nos mercados de Rio de Janeiro e Minas Gerais a mesma fatia que a Vigor tem em São Paulo.

Além dessas três notícias, podemos citar várias outras mais antigas, como a compra (depois desfeita) da combalida Construtora Delta , as aquisições quase monopólicas de processadores de proteína em recuperação judicial e a pré-candidatura de José Batista Junior, o irmão mais velho, ao governo de Goiás (  grande estado pecuarista) na eleição de 2014.   Tudo isso só reforça a grande influência que os irmãos goianos tem hoje no meio rural e empresarial brasileiro. Uma influência tão grande quanto perigosa, visto que a manter-se o apetite por aquisições e expansões em pouco tempo os produtores só terão como alternativa de venda as empresas  do grupo JBS, oque é contra toda e qualquer idéia de livre concorrência e mercado competitivo.

Isso já ocorre em algumas micro-regiões, como por exemplo o estado do Mato Grosso, tradicional produtor de carne bovina, que conta com 18 plantas frigoríficas para abate. Dessas, 11 ( vc não leu errado...) são da JBS ou seja mais de 50% do abate do estado de maior rebanho bovino do país está na mão de apenas uma empresa. Na região nordeste do estado as únicas três unidades de abate em funcionamento são do grupo o que faz om que os produtores negociem ao preço estabelecido pelo grupo ou simplesmente não escoem sua produção.

O governo brasileiro, que é sócio da empresa via BNDESPAR parece não estar preocupado com as consequências dessa concentração tão grande de mercado e continua mostrando-se disposto a investir nas idéias dos controladores do grupo.

 A história já mostrou que nessas situações os maiores prejudicados são justamente a parcela da população que mais precisa de proteção , os pequenos produtores e o consumidor final  , que corre o risco de perder qualidade de produtos pela falta de concorrência e de pagar mais caro pelo item mais importante para sua sobrevivência: Os alimentos .  





terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Nestlé e JBS são novas vítimas do escândalo da carne de Cavalo em produtos Europeus


Dois gigantes da industria alimentícia mundial sofreram um golpe assustador nesse início de semana.
A Nestlé, maior empresa de alimentos do mundo, fez testes em alguns de seus produtos voltados para o mercado europeu e verificaram traços de DNA equino onde deveria haver apenas carne bovina.

De acordo com a empresa suiça a carne adulterada é fornecida pela JBS , empresa de origem brasileira e maior processadora de proteína animal do planeta, mas imediatamente isentou-a de qualquer responsabilidade já que as carnes eram processadas pela empresa alemã H.J Schypke em uma triangulação aprovada pela diretoria da empresa. De acordo com a Nestlé nenhum caso de violação foi identificado em produtos fabricados pela própria JBS e que o fato não trás risco a saúde.

Em nota a  JBS explicou que para garantir fornecimento e flexibilidade a seus clientes ao redor do mundo a empresa desenvolveu uma cadeia de fornecedores regionais sempre em comum acordo com seus clientes. De acordo com eles a distribuidora  H.J Schypke não faz parte de sua holding e nem possui qualquer ligação societária ou operacional. Informou ainda que os contratos firmados entre as empresas estão suspensos e que não venderá produtos europeus até que a confiança do mercado no sistema de produção e fornecimento esteja restabelecida.  

O Blog Estrela Rural é ferramenta de divulgação do site Estrela Rural.
Temos ofertas de Equnos, Bovinos e Animais de Estimação.
Acesse www.estrelarural.com.br e faça excelentes negócios.
 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

A paixão pelo Cavalo Árabe


Muita gente me pergunta porque entre tantas raças escolhi o Cavalo Árabe.
Mais gente ainda me pergunta porque o Árabe se sou mineiro e consequentemente vivo no berço das raças Campolina, Mangalarga Marchador, Pampa, etc ...

A resposta é uma só: PAIXÃO.

Da mesma forma que numa família de atleticanos fanáticos, escolhi ser Flamenguista (Essa é fácil...comecei a ver futebol em 1980, com Zico & Cia) , a minha escolha pelo P.S.A veio por uma das características que o diferencia da maioria das raças: A emoção que ele provoca.

Lógico que o Puro Sangue Árabe é um excepcional animal de montaria, um esportista ferrenho que tem sua resistência e inteligência reconhecidas mundialmente, mas não conheço um criador sequer que tenha escolhido a raça após uma criteriosa pesquisa de qualidade e características ... A coisa gira o tempo todo em cima do sentimento que a presença desse animal fantástico provoca...  Tô falando da beleza exótica dos filhotes, da feminilidade das éguas  e do magnetismo de um garanhão ... só quem já viu isso de perto para saber...

As vezes aparece uma foto que me faz pensar: "Ah ! Ta aí ... foi por isso que escolhi o Cavalo Árabe" ... Ontem, meu amigo Guilherme Távora, Criador, Endurista e grande fomentador da raça em Brasília e região postou uma linda foto de um de seus animais no Facebook ... É uma foto amadora, mas capta exatamente o calor que o cavalo árabe irradia ...



Trata-se de Shantè HNP, filho do Bi-Campeão Nacional Épico NVC em Samara NA (esta filha dos incríveis *El Shaklan e Hal Sheera NA). Shantè é Top Ten Nacional Cavalo Jovem e graduado em provas de 80 Km de Enduro. Mais uma prova de que um belo animal pode ser um grande esportista. Ele representa muito bem as características físicas de seus pais e avós. É lindo como eles!  Além disso é um animal equilibrado, dócil e como diz o próprio Guilherme, "Tem um psicológico maravilhoso". O Haras Novo Prado tem usado-o para produzir seus ótimos animais de enduro e os mais velhos estrearão no 2o semestre.

Agradeço ao Guilherme e seu pai Ricardo pela foto e pelas informações. E agradeço principalmente pelo bons serviços prestado à raça através da criação e boa divulgação do nosso Cavalo Árabe.

O Blog Estrela Rural é ferramenta de divulgação do site Estrela Rural.
Temos ofertas de Equinos, Bovinos e Animais de Estimação.
Acesse www.estrelarural.com.br e faça excelentes negócios.






quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Expoinel Minas começa hoje com meta de manter mercado aquecido


O Parque Fernando Costa está de portas abertas !!
Os 1500 animais esperados para a edição 2013 da Expoinel Minas começam a chegar hoje a Uberaba. Pelos próximos 10 dias os olhos dos neloristas e demais pecuaristas do Brasil estarão voltados para a pista de julgamento e para os quatro leilões oficiais..


Os remates são esperados com ansiedade , pois sendo os primeiros do ano para a raça têm a responsabilidade de 'balisar' o mercado. Um bom desempenho pode indicar um ano de boas negociações. Da mesma maneira que uma média baixa pode influenciar negativamente todo o circuito...      




O julgamento estará a cargo dos Srs. Horácio Alves Ferreira Neto (MS) , Luis Renato Tiveron (MG) e Marcelo Miranda Almeida ferreira (BA) e acontecerá entre os dias 18 e 24/02.

O blog Estrela Rural é ferramenta de divulgação do site Estrela Rural.
Temos ofertas de Equinos, Bovinos e Animais de Estimação.
Acesse www.estrelarural.com.br e faça excelentes negócios.


quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Estrela Rural no carnaval de Estrela Dalva - MG

O site Estrela Rural ( www.estrelarural.com.br ) esteve presente no carnaval de Estrela Dalva (MG) esse ano....  Com o patrocínio de dois dos mais animados blocos de rua da cidade o site contribuiu para a realização de mais uma festa animada e ordeira.




Na noite de sábado o time de futebol Castelo de Grayskull FC colocou na rua o seu bloco Casteloucos. Além da cerveja, vodka e energético o bloco trouxe ainda um Dj para ajudar a animar os foliões.



                                   

Na tarde de Domingo o Bloco "Pinico da Véia" realizou a 2a edição de sua festa... Os participantes desfilaram ao som do Trio Elétrico refrescados por muita cerveja e um caminhão pipa...




Para mais informações e mais fotos, acessem o site da cidade - www.estreladalva.mg.gov.br . 
Foi um prazer e uma alegria contribuir para a alegria do povo de Estrela Dalva.
Obrigado pela oportunidade!
 

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Vem Sean Penn !

Tá uma febre no Twitter, no Facebook e em um monte de lugares ...
Uns vão dizer que é tolice, marketing, bobagem de rede social ... Mas vale a pena...
Não tem muito sentido falar ... Melhor ver o vídeo e ajudar o Ariel ...



Só queria que o Sean Penn trouxesse a Angelina Jolie com ele ...

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

FA EL Shawan ( 2005 - 2013)

Recebemos hoje cedo a triste notícia da morte do garanhão Puro Sangue Árabe *FA EL SHAWAN.

                                                     

"Shawan" como era conhecido pelos criadores brasileiros era filho do mundialmente reconhecido Marwan Al Shaqab em Foxbriar Shakita e sua propriedade era dividida entre alguns dos mais influentes criadores de árabes do país.

Com uma carreira de pista irrepreensível El Shawan foi Tetra Campeão Brasileiro e detém algumas façanhas que dificilmente serão superadas por outro cavalo: Uma delas foi ser tri-Campeão Brasileiro Unânime (como Junior, Potro e Cavalo Sênior) e a outra foi ter vencido a Arabian Breeders World Cup com a maior pontuação alcançada por um animal até hoje.



Além de um grande cavalo de pista, FA EL Shawan foi também um reprodutor de alto nível, tendo produzido Campeões do quilate de Festiwa ALSA ( Campeã Nacional Americana), Sharilla AL (Res.Campeã Nacional Mirim Fêmea), Vortex (Campeão Nacional Potro Jovem e Res.Campeão Nacional Junior Macho) , Tales HVP ( Campeão Nacional Mirim Macho), Esperanzza Al Ventur (Campeã Nacional Mirim Fêmea) e o cavalo em quem os criadores deverão depositar suas esperanças de usar sua genética: O multipremiado EL Shakyr.

Apesar do impacto negativo que essa morte prematura trás à criação brasileira e mundial, o nome de FA EL Shawan já está gravado na história do Cavalo Árabe por seus feitos e pela imensa qualidades de sua progênie, que de agora em diante carregará a responsabilidade de representa-lo e honra-lo.


O Blog Estrela Rural é ferramenta de divulgação do site Estrela Rural.
Temos ofertas de Equinos, Bovinos e Animais de Estimação
Acesse www.estrelarural.com.br e faça excelentes negócios.