segunda-feira, 27 de junho de 2011

Solidariedade

A Prefeitura de Serrana (313 km de São Paulo) está coletando doações em dinheiro para comprar um cavalo para o faxineiro Cristiano Verola, que chorou ao ver sua égua de estimação, Estrela, ser sacrificada após um acidente na última terça-feira (21). O animal tinha 13 anos e sofreu várias fraturas nas patas traseiras após um carro bater contra a carroça que ela puxava.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, as doações estão sendo recebidas pelo Fundo Social de Solidariedade. O objetivo é comprar outro cavalo para o faxineiro, ao custo de R$ 1.500. Já manifestaram interesse em ajudar pessoas de Campinas, São Paulo, Belo Horizonte e moradores de Serrana.
Os interessados em colaborar devem ligar para (16) 3987-1321 ou escrever para imprensa@serrana.sp.gov.br. Comprar outra carroça para a família Verola não está nos planos da prefeitura por enquanto, apenas outro animal.
O acidente deixou ferido Sebastião Verola, 58, pai de Cristiano, que conduzia a carroça. Ele perdeu a orelha direita e recebeu vários pontos na cabeça. A égua, embora pertencesse a Cristiano, era usada pelo pai. “O Cristiano deixava eu usar a égua só duas vezes por semana. Outra condição que ele impunha era não deixar ela se esforçar muito. Quando eu desrespeitava esse acordo, ele brigava comigo”, afirmou o pai no último domingo, com a cabeça ainda enfaixada devido aos ferimentos do acidente.
Estrela era o xodó não só de Cristiano, mas de toda a família, principalmente das três irmãs mais novas, que choraram muito ao saber do sacrifício. “A Estrela era muito mansinha. A gente brincava muito com ela. Está fazendo uma falta muito grande”, disse Juliana, 12. Já Cristiano, segundo os irmãos, dava banhos constantemente em Estrela. A égua foi adquirida pelo faxineiro por R$ 1.400, de forma parcelada.
A família Verola ficou espantada com a repercussão da morte de Estrela e com o interesse das pessoas em doar outro animal. “Gente do Brasil todo, né?”, perguntou Sebastião. A família mora na beira da estrada vicinal que liga Serrana a Altinópolis, onde ocorreu o acidente. Sebastião, a mulher e os cinco filhos vivem numa casa simples, em cuja entrada está escrito, numa tabuleta em forma de peixe, “Família Verola”.
Cristiano, assim como o pai e a madrasta, é faxineiro. Ele tem paixão por cavalos e frequenta a casa de um vizinho que comercializa animais. “Eu conheço o Cristiano desde quando ele era molequinho. Ele sempre foi louco por cavalos”, afirma o vizinho Sebastião Paulino Caetano, 66, que compra e vende equinos.

Fonte: José Bonato 
Especial para o UOL Notícias 
Em Serrana (SP)

quinta-feira, 23 de junho de 2011

Mais uma ferramenta ...

Olá,
       Começamos hoje essa 'aventura' de editar um blog. .
       Aqui vamos falar de cavalos, bois, mercado e eventos... Mas vamos principalmente divulgar o progresso e as ofertas do site www.estrelarural.com.br .
       Conto com o apoio e a participação de todos. Esse espaço não é meu ... é nosso... vamos usa-lo da melhor maneira possível, aproveitando oque a internet pode nos proporcionar de melhor: a facilidade de comunicação e a rapidez de informações.

abraços    

quarta-feira, 22 de junho de 2011

Carinho ...

Não é uma boa imagem, mas retrata como um animal pode se tornar um ser muito querido...

http://n.i.uol.com.br/noticia/2011/06/22/cristiano-verola-abraca-egua-estrela-minutos-antes-da-morte-do-animal-apos-ser-atropelada-em-rodovia-no-interior-de-sao-paulo-1308766517328_615x300.jpg



Um homem demonstrou grande tristeza no interior de São Paulo nesta terça-feira (21) ao se despedir de uma égua de 13 anos de idade que precisou ser sacrificada após um acidente ocorrido entre Serrana e Altinópolis, na região de Ribeirão Preto (313 km de São Paulo).
A égua, chamada Estrela, puxava uma carroça conduzida por Sebastião Verola, 58, e seu filho, Cristiano Verola, 28, quando foi atingida por trás por uma Eco Sport na manhã de ontem (21). O animal tombou no chão, com várias fraturas nas patas traseiras, e ali ficou até morrer.
A morte de Estrela foi o fim de uma amizade iniciada quando Cristiano tinha apenas 15 anos. "Estou muito triste, mas não tem outro jeito. É o animal de estimação lá de casa", afirmou ele, que, minutos antes de Estrela ser sacrificada, colocou a cabeça do animal sobre as pernas e a beijou.
A técnica de zoonoses Márcia Romancini Cavalheiro, 35, afirmou que não havia como manter a égua Estrela viva. “Ela ficou muito ferida. Devia estar sofrendo muito. Uma das patas estava praticamente pendurada à perna.”
A égua foi anestesiada e depois sacrificada com uma injeção de cloreto de potássio na veia. “Ela morreu sem sentir nenhuma dor.”
Márcia disse que agora o Centro de Controle de Zoonoses de Serrana vai tentar encontrar um outro animal para a família Verola. “Eles são muito humildes e precisam de outro cavalo para trabalhar e tocar a vida.”
Verola mora em Serrana e, há 20 dias, perdeu a mãe. O pai dele, Sebastião Verola, 58, está internado no Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto em decorrência dos ferimentos no acidente. Segundo a assessoria do hospital, não corre risco de morte.


Como foi o acidente
Sebastião conduzia a carroça por volta das 6h30 na estrada Mário Titoto, no sentido Altinópolis-Serrana, quando foi atingido na traseira pelo Eco Sport.
Segundo o motorista do veículo, Flavio Westin, 43, de São Sebastião do Paraíso (MG), foi impossível evitar a batida porque estava escuro, e a carroça não tinha sinalização refletora. Carro e carroça ficaram destruídos com a colisão.


Créditos: UOL Notícias – Cotidiano
Foto: Samir Batista/UOL