A Prefeitura de Serrana (313 km de São Paulo) está coletando doações em dinheiro para comprar um cavalo para o faxineiro Cristiano Verola, que chorou ao ver sua égua de estimação, Estrela, ser sacrificada após um acidente na última terça-feira (21). O animal tinha 13 anos e sofreu várias fraturas nas patas traseiras após um carro bater contra a carroça que ela puxava.
De acordo com a assessoria de imprensa da prefeitura, as doações estão sendo recebidas pelo Fundo Social de Solidariedade. O objetivo é comprar outro cavalo para o faxineiro, ao custo de R$ 1.500. Já manifestaram interesse em ajudar pessoas de Campinas, São Paulo, Belo Horizonte e moradores de Serrana.
Os interessados em colaborar devem ligar para (16) 3987-1321 ou escrever para imprensa@serrana.sp.gov.br. Comprar outra carroça para a família Verola não está nos planos da prefeitura por enquanto, apenas outro animal.
O acidente deixou ferido Sebastião Verola, 58, pai de Cristiano, que conduzia a carroça. Ele perdeu a orelha direita e recebeu vários pontos na cabeça. A égua, embora pertencesse a Cristiano, era usada pelo pai. “O Cristiano deixava eu usar a égua só duas vezes por semana. Outra condição que ele impunha era não deixar ela se esforçar muito. Quando eu desrespeitava esse acordo, ele brigava comigo”, afirmou o pai no último domingo, com a cabeça ainda enfaixada devido aos ferimentos do acidente.
Estrela era o xodó não só de Cristiano, mas de toda a família, principalmente das três irmãs mais novas, que choraram muito ao saber do sacrifício. “A Estrela era muito mansinha. A gente brincava muito com ela. Está fazendo uma falta muito grande”, disse Juliana, 12. Já Cristiano, segundo os irmãos, dava banhos constantemente em Estrela. A égua foi adquirida pelo faxineiro por R$ 1.400, de forma parcelada.
A família Verola ficou espantada com a repercussão da morte de Estrela e com o interesse das pessoas em doar outro animal. “Gente do Brasil todo, né?”, perguntou Sebastião. A família mora na beira da estrada vicinal que liga Serrana a Altinópolis, onde ocorreu o acidente. Sebastião, a mulher e os cinco filhos vivem numa casa simples, em cuja entrada está escrito, numa tabuleta em forma de peixe, “Família Verola”.
Cristiano, assim como o pai e a madrasta, é faxineiro. Ele tem paixão por cavalos e frequenta a casa de um vizinho que comercializa animais. “Eu conheço o Cristiano desde quando ele era molequinho. Ele sempre foi louco por cavalos”, afirma o vizinho Sebastião Paulino Caetano, 66, que compra e vende equinos.
Fonte: José Bonato
Especial para o UOL Notícias
Em Serrana (SP)
Especial para o UOL Notícias
Em Serrana (SP)
Nenhum comentário:
Postar um comentário