quarta-feira, 11 de abril de 2012

Linhagem Lemgruber: Um mergulho na história do Nelore

Alguns locais possuem uma aura diferenciada... São locais mágicos, místicos, carregados de simbologia e história... Para mim um desses lugares é a Fazenda São José, que tive a oportunidade de conhecer há alguns dias atrás, enquanto procurava reprodutores Nelore PO para um cliente.


Entrada da Fazenda

Além do ótimo e acolhedor ambiente, fomos muito bem recebidos pelo Dr.Paulo Lutterbach Lemgruber, figura polida e afável, legítico herdeiro e guardião do legado do pioneiro Manoel Lemgruber. O papo fluiu fácil, acompanhado do café saboroso , dos troféus e das imagens dos primeiros animais da raça Nelore a aportarem no Brasil com o intuito de criação... Nosso anfitrião nos mostrou dezenas de documentos, catálogos e cópias de registros de alguns dos mais influentes animais do início do século XX. Para minha surpresa e satisfação me presenteou (!!) com uma cópia do Prefácio do Catálogo Ilustrado que Manoel Lemgruber usava para comercializar os animais importados do zoológico de Hamburgo.




        A pioneira Vitória. Reparem na legenda.

Após esse mergulho na história fomos ao curral,admirar os frutos da linhagem pura, conservada há mais de um século. São animais diferentes... mais fortes e menos altos ... menos longilíneos para ser mais justo. Na hora atentei para oque essa tourada pode fazer com outras linhagens do Nelore... Será um choque de sangue intenso e incrível.
Comentei que a garrotada lembrava muito o boi Brahman de hoje em dia e recebi mais uma aula, mostrando-me que o Brahman foi formado sim por exemplares da linhagem levados para o México e posteriormente para os EUA, onde foram cruzados e criarama  raça Brahman atual...




 Bezerros com 18 meses: Muito peso e estrutura

Saí com a certeza de que vou voltar. E levarei alguns exemplares comigo para ajudar a manter vivo o legado de uma família e o desenvolvimento de uma raça.

O blog Estrela Rural é ferramenta de divulgação do site ESTRELA RURAL.
Temos ofertas de Equinos, bovinos, animais domésticos e exóticos.
Acesse, conheça e faça bons negócios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário