quinta-feira, 24 de maio de 2012

Brasil passa a ser considerado "Risco Insignificante" para Vaca Louca


Apenas 19 entre os 178 países membros da OMS possuem esse importante  status sanitário.


O Brasil conquistou, por unanimidade, a mudança de status sanitário para Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), a conhecida doença da Vaca Louca. Nesta quarta, dia 23, a Organização Mundial de Saúde Animal  confirmou a passagem do país da categoria “risco controlado” para “insignificante”.

O pedido do Brasil foi avaliado pela entidade, que recomendou o reconhecimento do país como tendo “risco insignificante da doença” em conformidade com o Código Sanitário dos Animais Terrestres. O parecer favorável também foi indicado pela Comissão Científica para Enfermidades dos Animais, e dependia de consulta aos 178 países-membros da OMS. Como nenhum delegado da entidade fez questionamentos à entidade, o parecer favorável foi deferido.

 A classificação como de risco desprezível coloca o Brasil no mesmo patamar de grandes concorrentes como a Índia, a Austrália e a Nova Zelândia. A expectativa é que a mudança contribua para o Brasil aumentar em 20% a receita das exportações em 2012, chegando a US$ 6,4 bilhões.

A alteração favorecerá a retomada do mercado de tripas para a União Europeia – estimado em US$ 100 milhões anuais –, e a exportação de animais vivos e de carne in natura com osso para países que até hoje vetavam a entrada de produtos brasileiros, com o argumento de o país estar classificado como “risco controlado”. Há também a expectativa de exportar bovinos vivos para países vizinhos como Argentina, Uruguai e Paraguai.

– Conquistamos um avanço muito importante e que trará inúmeros benefícios para a cadeia produtiva da carne e para a sociedade brasileira. Agora, o desafio será manter essa classificação e avançar em relação a outras doenças, o que dependerá do incremento e fortalecimento do serviço veterinário oficial – destaca o diretor do Departamento de Sanidade Animal (DSA) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Guilherme Marques.

O Blog Estrela Rural é ferramenta de divulgação do site Estrela Rural.
Temos ofertas de Equinos, Bovinos, Animais Exóticos e de Estimação;
Acesse, Conheça e Faça excelentes negócios. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário