terça-feira, 25 de outubro de 2011

A inteligência dos Cães

Na semana passada, falando sobre as qualidades do Pastor Canadense, citei que o mesmo ocupa junto com o Pastor Alemão a terceira posição no ranking elaborado pelo especialista e escritor Stanley Core.
Muita gente me perguntou qual era o mais inteligente e quem era o 'menos' sabido. Resolvi então pesquisar. Descobri que essa 'inteligência' a qual o autor se refere está ligada diretamente à obediência a comandos e ao trabalho, não incluindo portanto a inteligência instintiva ou emocional.
Os animais foram divididos em seis grupos, de acordo com suas características com relação aos comandos dados e executados.

Grupo I - São os melhores cães dentre todas as raças com relação á obediência. Seriam aqueles que obedecem 'de cara' uma ordem ou comando.

1o - Border Collie
2o - Poodle (!!!!)
3o - Pastor Alemão
4o - Golden Retriever
5o - Doberman
6o  - Pastor de Shetland
7o - Labrador (!!!)
8o - Papillon
9o - Rottweiler
10o - Australian Cattle Dog


O sabichão e primeiro da lista - Border Collie


O Grupo II é formado por cães que precisam de 5 a 15 repetições para executar um comando. Nessa categoria encontramos o Schnauzer, o pastor Belga, o Collie, o Bernese e o Cocker Spaniel.

No Grupo III os cães precisam de até 20 repetições para agir de acordo com o interesse do seu treinador. Nesse grupo os mais conhecidos são o Pinsher, o Dálmata e o Yorkshire ( isso explica muita coisa...)

No grupo IV , a galerinha capaz de tirar um treinador do sério, precisando de até 40 (!!!!) repetições para ganhar um biscoitinho é composta entre outros pelo Husky Siberiano, Fox Terrier, Akita, Shar-Pei, Boxer e Dogue Alemão... entre outros.

O grupo V necessita de até incríveis 80 repetições para executar 1 corretamente... convenhamos que não é lá a melhor performance ... mas são tantos os 'amigos' que aqui se encontram ... gente finíssima, do quilate de um São Bernardo ou um Bulldog Francês... Temos ainda Pugs, malteses e bullmastiffs ...

No grupo VI estão os rebeldes ... quase revolucionários ... aqueles que não se curvam ante o imperialismo americ...(ops !! ) quer dizer, ao imperialismo do treinador mais próximo ... Nessa categoria estão os cães que se não receberem pelo menos 100 ... vou repetir ... 100 'por favores' , ou quase 'pelo amor de Deus' , não realizam suas tarefas ... Como temos aqui cachorros incríveis como um Basset Hound, um Beagle , um Mastin Napolitano e o Bulldog, começo a achar que essa caracteristica pode ser sinal de personalidade ...

Como curiosidade, e sem nenhuma intenção de demérito, apenas como informação, o último colocado na lista, no 79o lugar está o Afghan Hound ...





O Rebelde: Afghan Hound













Se alguém que tenha ou conviva com alguns dos citados acima quiser compartilhar sua opinião ou experiência, estamos aguardando ansiosamente o comentário ...


O blog Estrela Rural é ferramenta de divulgação do site Estrela Rural.
Acesse, conheça e cadastre-se.

Um comentário:

  1. Incrível imaginar o Poodle pertencendo ao Grupo I(pelo menos o meu)...Acho que foi inoperância dos donos...

    ResponderExcluir