quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Pastor Canadense - Da quase extinção à Gloria


Pastor Branco, Pastor Alemão Branco, Pastor Suíço e Pastor Canadense. 
Todos esses nomes referem-se a apenas uma raça canina. 

Essa diversidade é explicada pela história da própria criação da raça, que teve origem alemã e confunde-se com a criação do irmão mais famoso, o Pastor Alemão.




Nos primórdios da raça, o cruzamento entre exemplares de cores mais claras do Pastor Alemão produzia vez ou outra, animais de pelagem branca.  Apesar de alguns exemplares com essas características terem participado diretamente no desenvolvimento da raça, possibilitando afirmar que todos os Pastores Alemães possuem os genes de algum exemplar branco, alguns criadores, principalmente no pós-guerra iniciaram uma campanha com o objetivo de ERRADICAR a raça, tratando os brancos como albinos, e, portanto indignos de serem reconhecidos como padrão da raça. Apesar da falta de embasamento científico esses criadores conseguiram que os Brancos tivessem seus registros negados e pior, que os animais já registrados tivessem seus pedigrees cassados, passando a figurar como cães comuns ou sub-raça.














Acatando decisão Alemã, o American Kennel Club  (AKC) desqualificou a variedade branca de todas as exposições de Pastores Alemães nos Estados Unidos. Como o Canadian Kennel Club manteve os brancos em exposições, convencionou-se na América do Norte a chama-los de Pastor Canadense.

 Há não muito tempo, os criadores americanos, canadenses e, sobretudo os suíços resolveram dar sequência à variedade, acasalando brancos com brancos, fixando assim a genética branca. O resultado disso foi a formação de uma raça que tornou-se uma  das mais populares na América do Norte pois alia inteligência, equilíbrio, facilidade de convívio social e de convivência com crianças, além ,claro, de uma pelagem exótica e de rara beleza.  Ele é classificado, junto com o Alemão, como o terceiro lugar no livro "A Inteligência dos Cães", de Stanley Coren.  Em 2002 a raça foi reconhecida internacionalmente.



No Brasil tem uma presença marcante e seus criadores formaram uma associação com o objetivo de organizar a criação da raça, chamada Sociedade Latino Americana de Pastor Alemão Branco (SOLPAB) que já registrou mais de 8.000 cães.
Como o pastor alemão tradicional, o Pastor Branco tem vocação para o trabalho e por isso precisa de exercícios constantes. Pode acompanhar seu dono em praticamente todos os momentos, como corridas ou passeios de bicicleta. Ágil, pode-se sair muito bem nas provas de agility, onde utilizará apenas sua composição física, mas também sua inteligência invejável. Apesar de aparecer pouco em provas de adestramento no Brasil, nos demais países em que sua presença é marcante, como Estados Unidos, muitos pastores brancos já conquistaram títulos de adestramento.


Em breve exemplares dessa excepcional raça estarão disponíveis para venda no site Estrela Rural

O blog Estrela Rural é ferramenta de divulgação do site Estrela Rural.
Acesse, conheça e cadastre-se!



Nenhum comentário:

Postar um comentário