segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Freio de Ouro - 30 anos - Vencedores


A frase “O importante é competir”, cunhada pelo Barão Pierre de Coubertin e adotada como ideal olímpico é usada e lembrada em vários momentos da vida de cada um de nós. Com certeza ela representa muito da realidade e é o ‘digestivo’ ideal para as derrotas, sobretudo as mais amargas...
         Mas em se tratando de Freio de Ouro, todo ginete que se preza quer ganha-lo, principalmente quando se comemora 30 anos da criação dessa que é a mais tradicional e disputada prova eqüestre do país. Até chegarmos à finalíssima desse domingo, dia 28, foram realizadas 62 provas credenciadoras e 12 classificatórias. 1.469 animais disputaram palmo a palmo o direito de desembarcar em Esteio sonhando em voltar para casa com algo mais que a sensação do dever cumprido.  
          E numa prova dramática e disputada até o último instante o macho Feriado da Sta Edwiges e a fêmea RZ Reclusion da Carapuça levaram o Freio de Ouro 2011.
O vencedor entre os machos iniciou o dia apenas na oitava posição e já na primeira prova (Mangueira) subiu para segundo. Apesar de ter perdido uma posição na Bayard-Sarmento recuperou-se na paleteada e venceu com 0,012 de vantagem para JCL Descuido, o Freio de Prata.

        Entre as fêmeas o resultado final foi ainda mais surpreendente. Fantasia Cala Bassa, que havia iniciado o dia na liderança, manteve a ponta na Mangueira com RZ Reclusion e AS Malke Punhalada em segundo e terceiro. Na Bayard-Sarmento nenhuma mudança nas duas primeiras posições e quando todos acreditavam que a paleteada serviria apenas para consagrar Fantasia Cala Bassa eis que na última passagem RZ Reclusion da Carapuça arrancou uma nota 20,967 vencendo a favorita por 0,167 pontos.
       Além de todas essas emoções s festa foi ainda abrilhantada pela homenagem especial aos vencedores das edições anteriores, com os ginetes recebendo medalhas comemorativas e intensos aplausos do bom ´publico que compareceu à arena de Esteio. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário