terça-feira, 23 de agosto de 2011

Mais clonagem


O assunto clonagem despertou bastante interesse no blog recentemente. Por isso fui atrás de mais informações a respeito do assunto. Há um projeto de lei, de autoria da Senadora Kátia Abreu (DEM-TO) tramitando há quatro anos no Senado. Enquanto as regulamentações não chegam, os pecuaristas vão fazendo suas experiências e tornando realidade um sonho quase tão antigo quanto a própria arte de selecionar animais: Perpetuar os exemplares excepcionais.
Os desafios são superados gradativamente e os objetivos principais atualmente são três: Aumentar a taxa de sobrevivência dos animais, melhorar a eficiência do processo e baratear o custo de aproximadamente R$ 50 mil por transferência nuclear, o nome científico e verdadeiro do processo. São necessárias em média 3 tentativas até obter-se uma gestação viável e entre a ‘encomenda’ e a entrega do produto com pelo menos 60 dias de vida a espera gira em torno de 2 anos.  
Mesmo assim as noticias são otinistas.A Associação Brasileira dos Criadores de Zebu ( ABCZ) já registrou 38 animais oriundos da técnica e nos diversos laboratórios especializados  não param de nascer copias idênticas de animais do calibre da Essência, Bilara 7 (Nelore), Miss Atina 761 (Brahman), Luzíada (Gir) e do Superstar Touro Bandido.   
Seguem abaixo algumas fotos de produtos de clonagem.


Clones do Touro Bandido









Bezerras clonadas da Matriarca Luzíada 

Nenhum comentário:

Postar um comentário