sábado, 13 de agosto de 2011

Em risco de extinção Cão Ovelheiro Gaúcho é alvo de campanha.



Originaria do Rio Grande do Sul a raça foi desenvolvida a partir do cruzamento do Border Collie com o Collie tradicional ainda no século 19. A mesma raça é conhecida em Portugal pelo nome de Cão da Serra da Estrela. Apesar de lembrarem bastante o Border Collie são maiores e com pelos mais longos.Não é agressivo, mas obediente e leal, além de muito inteligente.   

Infelizmente as cruzas aleatórias e o uso de outras raças no pastoreio do gado reduziu o plantel ‘puro’ há poucos exemplares, oque pode leva-lo à extinção.

– O problema é que encontramos muitos animais que são velhos e machos. Lugares onde existe uma criação de Ovelheiros são raríssimos. É uma raça que está se perdendo devido à introdução de outros animais e também pela falta de preocupação em se manter um plantel. São pouquíssimas as fazendas que mantém um plantel de cachorros atualmente – lamenta a pesquisadora e proprietária de animais da raça, Élen Nunes Garcia, que trabalha no resgate da história da raça.

Ela está realizando uma campanha onde pretende incentivar criadores a utilizar a raça, que entre o sexto e o sétimo mês de vida já tem aptidão para o pastoreio.
– Incentivamos jovens proprietários de terras que criem os cachorros, mostramos as qualidades da raça para que as pessoas não pensem em adquirir outra raça estrangeira e mantenha um Ovelheiro, pois é uma raça que foi formada nas nossas condições, que raça seria melhor? – argumenta.

Na hora de escolher um filhote de ovelheiro, a recomendação é que não se opte pelo mais ativo e brincalhão, pois pode não ser  obediente. O ideal é um cachorro de tamanho médio. Com aproximadamente dez meses já estão aptos a começarem a trabalhar no pasto, ajudando o produtor na lida com caprinos, ovinos e bovinos.


2 comentários:

  1. Canil Muuripá - Ovelheiro Gaúcho
    Confira em nosso site as fotos da ninhada, fotos dos pais, vídeos, historia da raça, etc.
    http://canilmuuripa.wordpress.com/
    http://www.facebook.com/CanilMuuripa
    Contato comigo pelo facebook ou celular (53) 91071204

    ResponderExcluir