quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Guzerá: Villefort apresenta 1o clone da raça

O pecuarista Virgílio Villefort receberá nos próximos dias uma bezerrinha de dois meses em sua fazenda em Morada Nova-MG. Além de linda e feminina a bezerra possui uma outra característica que a torna única no mundo. Homenagem AM TN1 é um clone. O primeiro da raça Guzerá no planeta.

Ela foi produzida a partir de material genético da vaca Homenagem AM, de propriedade da Villefort e da Guzerá AM. Homenagem é produtora de inúmeros campeões, mas já encontra-se com idade avançada e essa fi a maneira encontrada de preservar a genética dela. A bezerra tem um ótimo desenvolvimento, tendo nascido com 34 kgs e alcançado 78 aos 52 dias.

Os criadores investiram mais de um ano e cerca de R$ 40 mil para conseguir entre centenas de tentativas uma única fêmea viável. Ela será o 39o clone zebuíno registrado na Associação Brasileira dos Criadores de Zebuinos - ABCZ - desde que o Ministério da Agricultura,  Pecuária e Abastecimento - MAPA - autorizou os registros, em Maio de 2009.





Singapura - Filha da Homenagem




Signo - Filho da Homenagem









Atualmente existem 35 nelores e 3 animais da raça Gir clonados registrados na ABCZ. O site já publicou outras postagens sobre o assunto, que podem ser lidas aqui, aqui e aqui.

 
 O Blog Estrela Rural é ferramenta de divulgação do site Estrela Rural
Acesse, conheça e cadastre-se. 

Um comentário: